Em compras parceladas, a diferença também é significativa,
chegando a ser 4,5 vezes maior que as compras à vista
O ano de 2007 foi o período de popularização do cartão de crédito como meio de pagamento. De acordo com a pesquisa Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento realizada mensalmente pela Itaucard até dezembro, o setor deve dobrar o volume faturado em 2003. Um dos principais fatores determinantes deste resultado é alcance do dinheiro de plástico até as classes C, D e E que é composta pela da população que ganha entre R$ 150 e R$ 1.499 por mês. Nos últimos quatro anos, a expansão do faturamento da indústria foi de 136% junto a este público, enquanto nas classes A e B atingiu o patamar de 85%. Os A quantidade de cartões que circulam no mercado dá uma idéia desta popularização. Enquanto em 2003 o público de baixa renda era responsável por 58% do total de cartões emitidos, com 26 milhões de plásticos, a perspectiva é de que, neste ano, sua participação salte para 67%, com 61 milhões de unidades.
O estudo do perfil de consumo dos dois grupos confirma: a presença da baixa renda nas compras em supermercados, padarias e farmácias é duas vezes maior do apresentado pela alta renda.