A pesquisa “Mudanças no Mercado Brasileiro 2011”, realizada pela Nielsen, aponta um novo rumo para o crescimento do consumo no País, com considerável aumento da contribuição das classes C2, D e E e de seu interesse em novas categorias e produtos de maior valor.
De acordo com o levantamento, os consumidores das classes baixas vão mais vezes ao ponto-de-venda e, juntos, respondem por 65% de toda a alta do consumo, consolidando um ciclo de crescimento no qual as categorias da base da pirâmide assumem um papel fundamental. Segundo a Nielsen, a alta do consumo em 2010 veio das classes C1 e C2 (renda familiar de R$ 962 a R$ 1.459); em 2011, virá da C2, D e E, e, em 2012, virá basicamente das categorias D e E.
Além da constatação da importância da base da pirâmide, a pesquisa ainda revelou que esses mesmos consumidores agora acessam categorias de maior valor agregado e marcas com posicionamento de preço acima da média de mercado. Também há um interesse maior em novos produtos e categorias diferentes, que estimulem novos usos e mudem hábitos.
Para saber como essa nova demanda do mercado será atendida, a Nielsen pesquisou quais as três principais estratégias dos fabricantes que mais se destacaram nos últimos dois anos e descobriu que a oferta de preço, a distribuição assertiva e o sortimento mais efetivo foram seus alicerces de crescimento.
Fontes: Nielsen e Folha de S.Paulo
