O Grupo Pão de Açúcar implantou em quatro lojas o projeto piloto da medida compensatória, acordo firmado em maio passado entre a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e o Procon-SP que começa a valer no próximo dia 1º de outubro. O objetivo foi colocar em prática a medida para acompanhar o andamento do projeto e corrigir possíveis falhas.
O cartaz que informa a medida, com o slogan “De Olho na Validade” e os logotipos da APAS e do Procon-SP, foi fixado na entrada e saída dessas unidades. “A experiência foi tranquila e recebemos elogios dos clientes”, contou o vice-presidente e diretor de Segurança Alimentar da APAS Marcio Milan, que também é diretor de relações institucionais do grupo. Milan diz que, no período de implantação do piloto, apenas seis clientes encontraram nas gôndolas um produto fora da data de validade e levaram gratuitamente outro igual dentro do prazo.
As unidades do Grupo Pão de Açúcar participantes do piloto são Pão de Açúcar Tatuapé, Extra Hiper Mooca, Extra Perto Mooca e Extra Fácil Ana Rosa e o projeto piloto foi iniciado em 15 de agosto. “Os supermercados estão tomando uma atitude pró-ativa de curto prazo para resolver a questão dos produtos vencidos. Estamos nos organizando para eliminar definitivamente o problema e atender cada vez melhor os clientes”, explicou o diretor.
Pelo acordo, caso o cliente encontre nas gôndolas um produto com prazo de validade vencido, terá direito de levar gratuitamente para casa um item igual dentro do prazo. Se o consumidor levar a mercadoria e só em casa perceber o problema, valerá o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC): ao mostrar a nota fiscal que comprova que o produto foi comprado naquela loja, será feita a troca.
Veja mais:
APAS e Procon-SP preparam medida compensatória
