A Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) reuniu autoridades políticas para conversar com lideranças do varejo alimentar. O presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Ronaldo dos Santos, o superintendente da APAS, Carlos Correa, e diversos diretores regionais e vice-presidentes da entidade prestigiaram o evento que ocorreu na última segunda (20) e terça-feira (21), na cidade de Campinas.
A convenção contou com a presença de mais de 400 líderes supermercadistas de todo o País. Na abertura, estiveram presentes os ministros João Roma, da Cidadania, e Onyx Lorenzoni, do Trabalho e Previdência, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do depurado federal e presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, Efraim Filho, e do vice-prefeito de Campinas, Wanderlei de Almeida. O governador João Dória também participou do evento, na terça-feira, em que foi convidado para falar sobre “Perspectivas sociais e políticas”.
O superintendente da APAS, Carlos Correa, destaca que a convenção proporcionou um momento de encontro e troca entre os supermercadistas, fazendo parte de uma importante retomada dos eventos na área do varejo alimentar. “Uma das discussões mais interessantes foi a de ESG [sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa], que está em voga, e é um olhar mais completo sobre a empresa, não focando somente no lucro, mas aos benefícios que se tem para todos os stakeholders que circundam o ecossistema daquela empresa. O mais relevante nestes dias de evento foi o relacionamento ente as pessoas, que renovou a esperança de que teremos um 2022 melhor”.
O 55º evento da Associação aconteceu de forma presencial para convidados em um hotel da metrópole e também foi transmitido online pela página da Abras na internet. A discussão do encontro girou em torno do termo coopetição entre as empresas, que é a junção dos conceitos de competição e cooperação.