O varejo eletrônico fechou o ano de 2008 com faturamento nominal acumulado de R$ 8,2 bilhões, crescimento 30% superior a 2007, quando registrou R$ 6,3 bilhões. Segundo a empresa de consultoria de marketing on-line E-bit, responsável pelo levantamento, para este ano a perspectiva também é positiva apesar da crise internacional, devendo alcançar ao menos R$ 10 bilhões em faturamento, com uma alta entre 20% e 25% em relação ao resultado de 2008.
A pesquisa revela que o Natal foi o destaque do ano e o tíquete médio do setor foi de R$ 328,00 – alta de 9% sobre o valor médio do ano anterior, de R$ 302,00. Para o diretor geral da consultoria, Pedro Guasti, o crescimento consecutivo anual do setor decorre da maior confiança do consumidor que faz compras pelo e-commerce. “O e-consumidor está cada vez mais atento às possibilidades no canal web. É um meio que oferece múltiplos tipos de informação para os usuários, que acabam se sentindo mais seguros”, completa.
A entrada das grandes redes varejistas no comércio eletrônico, como o Wal-Mart, também foi preponderante para o sucesso do mercado em 2008, trazendo novos públicos. Somente em 2008, esse tipo de comércio ganhou mais quatro milhões de consumidores, totalizando 13,2 milhões de internautas que tiveram ao menos uma experiência de compra.