As centrais de negócios apoiadoras da Associação Paulista de Supermercados (APAS) discutiram o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado de São Paulo e o Procon-SP. Os representantes das centrais e a diretora de Apoio ao Associado no Desenvolvimento de Centrais de Negócios Lúcia Morita apontaram as principais regras a serem seguidas pelas lojas no acordo e a importância da ação para o meio ambiente.
“A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco continua a conscientizar a população sobre a necessidade da adoção de hábitos sustentáveis no nosso dia a dia. O TAC orienta as lojas no período de adaptação para o fim das sacolas descartáveis”, explicou Morita.
Além da disponibilização de uma alternativa gratuita até o dia 3 de abril para os consumidores, o TAC prevê a venda de uma sacola reutilizável por R$ 0,59 e a comunicação nos caixas sobre a mudança a partir desta data. Leia aqui a íntegra do TAC e o que muda nas lojas com o acordo.
Comitê
O Comitê tem como objetivo fortalecer e desenvolver as centrais de negócios do Estado de São Paulo. Além disso, busca estreitar e aprofundar laços de prestação de serviços e de parceiras com os fornecedores. Nesta reunião os representantes também discutiram a organização de uma rodada de negócios para o próximo mês.
Eles também visitaram a loja verde Pão de Açúcar do bairro Vila Clementino (zona sul). A unidade, construída para uma gestão sustentável, também não utiliza sacolas descartáveis para o transporte de mercadorias e é exemplo na prática de ações ecológicas.

A diretora Lúcia Morita e a consultora Stela Beluzzi orientam as centrais sobre o cumprimento do TAC para o fim das sacolas descartáveis no setor supermercadista paulista
