O Comitê de Recursos Humanos da Associação Paulista de Supermercados, composto por profissionais da área que trabalham em supermercados, assistiu na manhã desta quarta-feira (15 de junho) a uma palestra com o tema “Cargos e Salários”. O objetivo dos encontros do Comitê, que acontecem trimestralmente, é fornecer ferramentas aos profissionais de RH para melhorarem a qualificação dos colaboradores do setor supermercadista.
A palestra de abertura com Marcelo Nóbrega Reis, consultor do Grupo Pão de Açúcar, forneceu informações sobre como uma grande empresa realiza contratações e fornece planos de carreira aos seus colaboradores. “O Comitê de RH é muito importante para as empresas de pequeno e médio porte, pois elas não têm condições financeiras de contratar uma grande equipe de RH, ou, ainda, não percebem a necessidade da implantação de algumas medidas. Aqui é possível compartilhar experiências, e isso auxilia nas tomadas de decisões do dia a dia”, afirma.
Cerca de 30 profissionais de supermercados associados à APAS estiveram presentes neste dia. Maira Honório e Vanessa Rovaris, do Enxuto Supermercados, participam do Comitê e utilizam as informações em seu ambiente de trabalho. “Esses encontros aproximaram ainda mais o nosso supermercado da APAS. Utilizamos não só os conhecimentos adquiridos no Comitê, mas também os dos outros inúmeros cursos oferecidos pela entidade”, comentam.
No encontro, a equipe da Escola APAS também abordou outros assuntos, como a parceria da APAS com o Instituto IGA Coca-Cola, a cooperação técnico-educacional com o Centro Paula Souza e a atualização dos cursos fornecidos. “O nosso objetivo é capacitar os colaboradores, fornecendo as ferramentas necessárias. O assunto desse encontro, por exemplo, foi escolhido pelos próprios participantes“, informa Cíntia Merighi, gerente da Escola APAS.