O Comitê de Recursos Humanos da Associação Paulista de Supermercados (APAS) reuniu-se nesta quarta-feira (dia 19 de junho), na Sede da Associação, em São Paulo, para abordar os principais conceitos e ações para a implantação e condução do modelo de gestão por competências no setor supermercadista.
O encontro contou com a presença de 26 profissionais da área de RH, representando 17 supermercados associados: Carrefour, Casa Negreiros, Laranjão, Hirota, Coocerqui, Supermercado Vila, Rede Confiança, Pague Menos, Ricoy, Super Vip, Castanha, Okamura, Shibata, Varandas, Bergamini, Irmãos Lopes e Fiel Barateiro.
Na ocasião, Carolina Steiner, gerente de desenvolvimento humano da Idee Creating Solutions – consultoria especializada em gestão empresarial, com foco no desenvolvimento organizacional e de pessoas – ministrou a palestra “Gestão por Competência”. A palestrante apresentou os conceitos-chaves de um processo de gestão de desempenho com base em competências, focado no processo de gestão por desempenho, contratação de objetivos individuais, desenvolvimento de competências, gestão por competências e o papel do líder como coach, além de fases de implantação e entregáveis.
A palestrante ressaltou a importância do curso para os profissionais e as organizações: “Primeiramente, vou apresentar os conceitos de gestão de competências e desempenho aos profissionais que aqui estão, esperando que eles influenciem as lideranças das empresas em que trabalham a implantar tais processos internamente, visando o desenvolvimento das pessoas e da própria organização”.
Fábio Bernardes, gerente de RH do Supermercado Okamura, localizado em Biritiba Mirim (região de Mogi das Cruzes), sempre participa dos eventos e palestras organizados pela Escola APAS. Em sua visão, a área de RH ainda engatinha em supermercados de pequeno porte. “As palestras são importantes na medida em que adquiro mais conhecimentos para serem aplicados junto a minha equipe, principalmente no que se refere à parte estratégica, que ainda é pouco utilizada, pelos profissionais da área, em supermercados de pequeno porte”.
Sobre o Comitê
O Comitê de RH da APAS tem uma agenda trimestral de reuniões. O objetivo é proporcionar condições para a capacitação profissional dos colaboradores alinhados à demanda do mercado. Além disso, o Comitê discute processos de mudança que promovam o desenvolvimento pessoal e profissional para atrair e reter talentos no setor.