No dia 28 de novembro, a Sede da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em São Paulo, foi palco da última reunião do ano do Comitê de RH. O tema veio ao encontro dos anseios e dúvidas dos supermercadistas acerca das novas obrigações fiscais “e-Social/Sped Social”, que, de forma resumida, presume por parte das empresas um detalhamento das informações da folha de pagamento e demais pagamentos necessários à Previdência Social, além das informações do Livro de Registro de Empregados, que farão parte do informativo mensal.
Além da apresentação da consultora Suzane Guimarães, o gerente Jurídico da APAS, Roberto Borges, também compareceu ao encontro para sanar eventuais dúvidas dos associados. A gerente da Escola APAS, Cintia Merighi, agradeceu a presença de todos – no total, 43 supermercadistas e profissionais da área de Recursos Humanos – e ressaltou o trabalho realizado ao longo do ano em prol do desenvolvimento do setor. “A reunião trouxe um tema importante para todos os presentes. O balanço do ano é positivo e, em 2014, vamos continuar trabalhando para trazer informações aos associados e capacitar os colaboradores e profissionais, a fim de fortalecer cada vez mais o setor”, afirmou Merighi.
O vice-presidente e diretor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da APAS, Pedro Celso Gonçalves, seguiu a mesma linha de raciocínio, agradeceu a presença dos supermercadistas e parabenizou a equipe da Escola APAS pelo excelente trabalho realizado em 2013. “A mensagem que fica é a de fortalecer o setor e, claro, desejar boas vendas e lucros a vocês. Ressalto a qualidade do Comitê de RH e a participação de todos”, disse.
O diretor Pedro Celso Gonçalves salientou que a APAS continuará trabalhando para resolver os gargalos encontrados no setor – principalmente no que diz respeito à falta de mão de obra capacitada e especializada – e, na ocasião, revelou duas ações em prol deste objetivo. “É um desafio para o setor e a APAS, na figura do presidente João Galassi, quer implantar a carreta itinerante, a fim de resolver esta demanda do setor. Trata-se de um projeto embrionário que merece um estudo detalhado para futuramente ser implantado”, contou. “Além disso, vamos mudar o perfil dos cursos práticos e, agora, o foco estará na formação dos profissionais para atuar como padeiros e confeiteiros, um dos setores com mais dificuldade em encontrarmos profissionais”, complementou.
A reunião do Comitê de RH contou com a presença de representantes dos seguintes supermercados associados: Varandas, Ricoy, Hirota, Vip, Sonda, Vila, Bergamais, Estância, Galassi, Confiança Falcão, Laranjão, Coocerqui, Enxuto, GPA, Lopes, Shibata, Okamura, Castanha e Confiança. O próximo encontro acontecerá no início de 2014, ainda sem data definida.
E-Social/Sped Social” fará parte do Catálogo de Cursos 2014 da Escola APAS
Um dos cursos que será ministrado pela primeira vez aos associados, denominado “Novas obrigações fiscais: e-Social/Sped Social”, engloba um conteúdo que visa atender às necessidades da Secretaria da Receita Federal do Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Ministério da Previdência Social, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Caixa Econômica Federal, bem como da Justiça do Trabalho — em especial o módulo relativo ao tratamento das Ações Reclamatórias Trabalhistas. Diante deste cenário, o Governo Federal instituiu a Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social), ou folha de pagamento digital.
De forma resumida, trata-se de um detalhamento das informações da folha de pagamento e demais pagamentos necessários à Previdência Social, além das informações do Livro de Registro de Empregados, que farão parte do informativo mensal. Leia mais aqui.
O Comitê de RH da APAS tem uma agenda trimestral de reuniões. O objetivo é proporcionar condições para a capacitação profissional dos colaboradores alinhados à demanda do mercado. Além disso, o Comitê discute processos de mudança que promovam o desenvolvimento pessoal e profissional para atrair e reter talentos no setor.
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