O Comitê de Segurança Alimentar da Associação Paulista de Supermercados (APAS) reuniu-se no dia 20 de agosto, na Sede, em São Paulo, para dar continuidade à discussão acerca da vida útil de prateleira dos produtos fracionados (shelf-life). A reunião contou com a presença de representantes de supermercados associados e da indústria, das seguintes empresas: Carrefour, Walmart, Sonda, Enxuto, Polenghi e BRF.
Na ocasião, o Comitê entregou uma lista aos representantes da indústria, na qual contém sugestões para o aumento do prazo de validade de alguns produtos comercializados nos supermercados. Os representantes das empresas Polenghi e BRF avaliarão internamente a possibilidade de atender ao pedido dos supermercadistas. A próxima reunião para abordar o tema está marcada para o dia 17 de setembro, também na Sede da APAS.
Abaixo, a lista dos produtos e o prazo de validade proposto:
– Bacon ou salgado suíno ou linguiça calabresa defumada a vácuo com temperatura ambiente: 15 dias;
– Bacon ou salgado suíno ou linguiça calabresa defumada sem vácuo com temperatura ambiente: 7 dias;
– Salsicha sem vácuo e refrigerada: 5 dias;
– Frios cárneos fatiados (presunto, mortadela, peito peru, entre outros): 5 dias;
– Frios cárneos fatiados (presunto, mortadela, peito peru, entre outros) sem vácuo: 3 dias;
– Queijos fatiados (muçarela, queijo prato e provolone) com ou sem vácuo: 5 dias;
– Queijos fracionados (pedaço) de baixa umidade – parmesão e provolone (verificar com indústria quais outros poderiam entrar neste grupo) em temperatura ambiente: 30 dias;
– Demais queijos fracionados (pedaço) refrigerados: 15 dias;
– Meia peça de queijo especial, refrigerada (aquelas que cortamos uma única vez, pela metade, para compor modular): 30 dias.
O Comitê
O Comitê de Segurança Alimentar da APAS foi criado no final de 2010 com o objetivo de entender as legislações sanitárias e promover as melhores práticas junto aos associados. É composto por técnicos do setor especializados no assunto, entre eles, nutricionistas e veterinários das redes varejistas.
