O Comitê de Segurança Alimentar, composto por profissionais de redes de supermercados, reuniu-se no último dia 14 de março na sede da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em São Paulo. Na oportunidade, Alejandro Rybertt, técnico da área do Grupo Pão de Açúcar, apresentou a cartilha sobre o estudo de vida de prateleira do bacalhau, elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com o objetivo de garantir a exposição do produto nas peixarias das lojas.
Alessandra Merighi, também do Grupo Pão de Açúcar, informou sobre a reunião realizada no dia 11 de março na sede do Inmetro, em Duque de Caxias (RJ), que discutiu a despadronização de pesos e medidas do filé de peixe. O instituto comprometeu-se a estudar o pleito de exclusão do filé de peixe da norma instituída pela Portaria 153, destacando que a decisão dependerá da concordância dos outros países do Mercosul que participam do convênio. A Abras enviará um ofício ao Inmetro solicitando a revisão da norma.
A próxima reunião do Comitê está agendada para 28 de março, às 13h30, quando serão discutidos o Regulamento Interno da Câmara Técnica de Consumo – Procon-SP e o problema da validade e impacto da informação na embalagem dos produtos.
Acesse aqui o Estudo de Vida de Prateleira do Bacalhau.
