Com a chegada do mês de julho, a ordem são os supermercadistas se prepararem e tentarem se antecipar, com no mínimo dois meses de antecedência, aos desejos de seus clientes. Uma das maneiras de incrementar a rentabilidade é aproveitar as datas comemorativas e promover ações especiais nas lojas.
Em julho são comemorados o Dia do Panificador (8 de julho), o Dia da Pizza (10 de julho), a final da Copa do Mundo de Futebol (13 de julho) – ocasião em que as pessoas se reúnem na casa dos amigos para se confraternizar com comes e bebes; Dia do Comerciante (16 de julho) e Dia do Agricultor (28 de julho). Dessa maneira, a sugestão de categorias promocionais e as seções indicadas estão relacionadas a ingredientes de feijoada, carnes, aves, jardinagem e floricultura, cervejas e bazar.
O Calendário foi idealizado com o objetivo de auxiliar os supermercadistas no planejamento e comercialização dos produtos, levando-se em consideração as datas de grande apelo por parte dos consumidores. No momento, é hora de se planejar para os eventos do mês de setembro: Independência do Brasil, Dia da Árvore e Primavera.
“O Calendário representa um instrumento para o comprador se programar, auxiliando-o em sua estratégia promocional. É comum encontrarmos este material na mesa desses profissionais”, diz o editor da Revista SuperVarejo, Rogério Gatti.
