Qual a principal atividade de um supermercado? Vender? Atender os clientes com excelência? Proporcionar oportunidades de emprego? Todas as respostas estão corretas, porém, de acordo com Marco Fabossi, palestrante do último Comitê de RH da APAS em 2015, a resposta mais apropriada é “relacionamento”. O consultor ministrou palestra a dezenas de supermercadistas sob a temática “Como liderar na crise”.
“O supermercadista faz relacionamento, por exemplo, com os colaboradores, fornecedores, clientes, comunidades e órgãos públicos. O relacionamento é essencial em qualquer ambiente e uma das funções do líder é fomentar relacionamentos produtivos”, explicou Fabossi.
Segundo o consultor da Crescimentum, a proximidade com a equipe é primordial para a maior relação de confiança entre líderes e colaboradores, o que proporciona maior motivação e engajamento. “O treinamento e capacitação da equipe demandam tempo e investimento. Liderança é uma escolha, então, é preciso conversar, acompanhar e passar feedback. As pessoas se relacionam e não devem ser controladas, pois, desta forma, os profissionais darão o melhor – e não o possível”.
Fabossi ainda destacou que os melhores líderes têm seguidores, pois inspira confiança, admiração e bons exemplos nos profissionais da equipe. “Palavras movem, mas exemplos arrastam. Os colaboradores levam mais em consideração as atitudes do que as palavras do líder, então, esse deve ser um exemplo”.
Por fim, em relação ao atual momento econômico do País, no qual a palavra “crise” ganha grandes proporções, o consultor seguiu a linha do “otimismo”. “Crise é uma oportunidade para sair da zona de conforto e mostrar criatividade. O líder deve reconhecer o momento, transmitir as informações à equipe, pedir a opinião de todos e sempre priorizar a comunicação”, concluiu.
Para conhecer melhor o trabalho do consultor Marco Fabossi, acesse blogdofabossi.com.br.
Sobre o Comitê de RH
Com uma agenda trimestral de reuniões, o Comitê de RH da Escola APAS foi idealizado com o objetivo de proporcionar condições para a capacitação profissional dos colaboradores alinhados à demanda do mercado. Para tal, o encontro discute processos de mudança com foco no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, a fim de atrair e reter talentos no setor.