A época mais fria do ano promete aquecer o setor de queijos e vinhos – combinação perfeita para a chegada do inverno. A expectativa é de que as vendas cresçam 40% a mais em relação aos outros meses do ano. Pensando nisso, a rede Comper preparou para os clientes o Festival de Queijos e Vinhos, que ocorre em todas as unidades do Distrito Federal e Valparaíso (GO).
A importação de vinho vem em ritmo crescente, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho. Em 2004 o registro era de 39% nos mercados, já no ano passado esse número chegou a 75%. Diante disso, a adega do Comper conta, atualmente, com cerca de 800 rótulos nacionais e internacionais.
“Devido à estabilidade do câmbio, os vinhos importados têm ganhado mais competitividade no mercado nacional. Além disso, várias negociações foram feitas com os fornecedores de bebidas de marcas conhecidas, o que reduzirá os preços dos produtos em até 5%”, explica o gerente regional do Comper, Rodrigo Costa.
O crescente aumento de consumo de queijos também tem chamado a atenção. O índice brasileiro passou de 2,6 quilos por habitante/ano para 4 quilos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Queijo. Os produtos expostos na rede supermercadista são, em sua maioria, de produção nacional, mas há também itens especiais originários da Suíça. “A estimativa é que a venda de queijos cresça 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o aumento no consumo de vinhos pode chegar a 25%”, ressalta Costa.
