As cinco maiores redes de supermercados do país têm aumentado a participação no setor durante os últimos anos. Juntos, esses grupos faturaram R$ 93,46 bilhões em 2010 – o equivalente a 46% das receitas das empresas que atuam no segmento.
Em 2004, o percentual era de 40%. Os dados foram elaborados pela Felisoni Consultores e Provar/Ibevar, a partir de informações da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
O estudo mostra que a concentração no setor de supermercados é uma tendência que deve se acentuar no país, principalmente se a fusão entre o Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour de fato ocorrer. Caso a união seja aprovada, as duas redes terão, juntas, 2.386 pontos de venda em 178 municípios, com receita anual de R$ 65 bilhões.
No Estado de São Paulo, região de maior consumo do país, a estimativa é que a participação dos três principais grupos seja ainda maior: 60% se considerado o faturamento de Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart. Os dois primeiros respondem por 47%.
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) considera que a concentração no setor supermercadista é menor – de cerca de 42%. “Esse percentual tem se mantido estável nos últimos sete anos se levado em conta somente o setor alimentar”, diz João Galassi, presidente da associação, ao se referir ao fato de o estudo do Provar incluir as operações das Casas Bahia e do Ponto Frio nos números do Pão de Açúcar. Galassi considera “razoável” o nível de concentração no setor e afirma que, em 2000, o percentual era de 29%. “Após a compra de pequenas e médias empresas, houve estabilidade.”
Apesar do aumento na concentração nos últimos anos no Brasil, o percentual ainda é inferior ao de outros países, como França (70%), Reino Unido (63%), Portugal (63,2%) e a média da União Europeia (48,9%).
Fonte: Folha de S. Paulo
