Os consumidores da região metropolitana de São Paulo estão mais confiantes no País. É o que aponta pesquisa mensal da Fecomercio – Federação do Comércio do Estado de São Paulo, divulgada hoje (11 de fevereiro). O ICC – Índice de Confiança do Consumidor apresentou alta de 6,8% em fevereiro, em relação a janeiro, atingindo 132,9 pontos. É a primeira variação positiva após quatro meses consecutivos de queda. Segundo a entidade, o resultado foi motivado por consecutivas quedas nos índices de inflação e ações pontuais do governo federal para estimular a atividade econômica. Para o presidente da Fecomercio, Abram Szajman, o levantamento mostra que, neste momento, os consumidores brasileiros estão percebendo que a crise global não atingiu o Brasil com a mesma intensidade alcançada em outros países. “O cenário negativo do mundo ainda não contaminou os brasileiros, que estão confiantes na capacidade do país em superar a crise”, completa. Para ele, fatos como o aumento da renda apontado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano passado, e o reajuste recente do salário mínimo, também contribuem para a percepção positiva do consumidor. O ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar.