No mês de março, a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo registrou manutenção do otimismo e confiança no ambiente econômico. Do mesmo modo que no mês anterior, 42% dos entrevistados apontaram otimismo com relação ao ambiente econômico atual e futuro, enquanto 20% se mostraram pessimistas e 39% se mantiveram neutros.
O otimismo se mantém em patamar elevado, sendo o segundo melhor desempenho, atrás somente do mês de janeiro (45%). “Os resultados ao longo do primeiro trimestre relacionados às vendas, aos preços, ao emprego e à renda, e ao comportamento de crédito possibilitaram uma melhora, principalmente, na expectativa com relação ao futuro. Após o período de início do ano, no qual a confiança tende a ser mais elevada, os níveis retornam a patamares de meses anteriores e ditará, agora, o comportamento ao longo de 2012”, afirmou o diretor de Economia da APAS Martinho Paiva Moreira.
A pesquisa destaca o elevado otimismo em relação à retomada da atividade econômica. Nesse quesito, 70% dos entrevistados estão otimistas com relação ao PIB no futuro (em fevereiro este percentual era de 41%). Outro destaque é o grau de otimismo com relação à evolução da taxa de juros: 52% dos entrevistados estão otimistas com relação ao processo de queda da taxa de juros (em fevereiro o percentual era de 18%).
“A conjunção de fatores atrelados ao comportamento da taxa de juros nos próximos meses, bem como a evolução dos preços e o comportamento da economia que impacta diretamente no desempenho das vendas nos supermercados, tende a ditar a confiança do setor ao longo de 2012”, concluiu o diretor Moreira.
