A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) aponta que, em novembro, 24,3% dos empresários do setor supermercadista estão otimistas em relação ao ambiente econômico atual e futuro. O percentual é superior aos verificados no mês passado (23,1% de otimistas), em novembro de 2015 (11,2% de otimistas) e ao percentual de janeiro de 2016 (5,0% de otimistas). Já o total de pessimistas atingiu 41,3%.
Os resultados de novembro apontam uma estagnação no ritmo de melhora na confiança dos empresários do setor supermercadista. A partir de janeiro de 2016, o nível apresentou melhora, porém, o indicador estabilizou em junho, fruto das incertezas em relação ao ambiente econômico atual e futuro.
Vale destacar que o indicador ainda registra um cenário de confiança em níveis baixos, o que reflete o momento econômico e político atual no Brasil. Aliado a isso, o emprego ainda está elevado e tende a subir ao longo do primeiro semestre de 2017, o que, por consequência, afetará negativamente a renda da população.
Por meio dos resultados da Pesquisa, fica claro que a elevação do otimismo dos empresários do setor de supermercados está relacionada à expectativa e esperança futura. Em novembro, o otimismo foi de 27,7%, enquanto a perspectiva atual em relação ao ambiente econômico é otimista para 20,9% dos empresários.
De modo geral, este é o primeiro passo e, talvez, o mais importante para o restabelecimento da confiança na economia, uma vez que a esperança tende a se elevar antes que a confiança em um processo de retomada da economia. Por sinal, o aumento da confiança, mesmo que de maneira gradual e lenta, é quem define a retomada dos investimentos por parte dos empresários.
Em novembro, o percentual de pessimistas em relação ao ambiente econômico atual atingiu 47,3%, enquanto que o número ante o ambiente econômico futuro foi de 35,4%. Deste modo, novamente verificamos que o pessimismo em relação ao futuro se reduziu de maneira expressiva, a partir dos percentuais próximos aos registrados em 2012 e 2013.
Por fim, a tendência é de uma melhora na confiança dos empresários do setor supermercadista, caso a economia brasileira apresente sinais de atividade econômica em recuperação. A proximidade das festas de fim de ano eleva a confiança dos empresários, o que refletirá nos indicadores dos próximos meses, principalmente em dezembro e janeiro.
NOTA METODOLÓGICA
A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.