A contagem regressiva para o fim do uso de sacolas plásticas em Americana já começou. Em cumprimento à Lei Municipal 5.026/10, que proíbe o uso de sacolinhas a partir de 5 de junho deste ano, a cidade lançou oficialmente a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”. O evento de lançamento, realizado nesta segunda-feira (4 de abril), contou com a participação de 78% dos supermercadistas do município e marcou uma decisão unânime, uma vez que todos os vereadores aprovaram o projeto.
“Hoje não há quem vá contra essa lei. É sustentabilidade”, comenta Palimércio de Luccas, diretor das Regionais e Distritais da APAS e um dos integrantes da mesa na cerimônia de lançamento. Além de Luccas, Odair Dias, autor da lei; o vereador Adelino Leal; o vice-diretor da APAS Regional Campinas e diretor da Rede São Vicente, Maurício Cavicchiolli; o diretor da Secretaria de Meio Ambiente Cícero Moura de Jesus; e Thiago Pietrobon, da SOLAM Soluções Ambientais – gestora da campanha em Americana, também compuseram a mesa.
A campanha, que antecede em 60 dias a data estabelecida para a vigência da lei, circulará nas mídias locais a fim de conscientizar o consumidor, que deverá adotar alternativas sustentáveis para acondicionar suas compras, tais como sacolas biodegradáveis, ecobags e caixas de papelão. A estimativa é que com a vigência da lei, válida para todos os estabelecimentos comerciais do município, a cidade deixe de descartar no meio ambiente cerca de 60 toneladas mensais de sacolas plásticas.
Processo de implantação
A campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” foi estabelecida após parceria entre os supermercadistas de Americana, reunidos pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), a Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA), a Prefeitura e a Câmara municipais, e antecedida por uma reunião com empresários do setor. No encontro, realizado em 16 de março, foram apresentadas aos supermercadistas a situação do uso das sacolas plásticas e as implicações do seu descarte no meio ambiente, bem como exemplos de campanhas já realizadas com sucesso em outros municípios do Estado, como Jundiaí e Monte Mor.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.



