A Associação Paulista de Supermercados (APAS) esteve na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para retomar, com a atual gestão, frentes de trabalhos relativos ao campo da sustentabilidade, seara que a entidade, signatária do Pacto Global desde a COP 21, realizada na França, tem atuado com metas setoriais e constância de ações.
Com esta iniciativa, terá continuidade o trabalho realizado nas Câmaras Ambientais de Refrigeração e de Mudanças Climáticas, que têm sido pontos de influência por onde a APAS direciona as melhores práticas ao setor supermercadista em conformidade com a agenda climática mundial.
Outro ponto da reunião foi o Acordo de São Paulo, cujo a APAS também é signatária, e que tem se mostrado uma fonte de recursos técnico capaz de traduzir o assunto a todo porte de negócio do Estado de São Paulo. Resultados expressivos deste trabalho sinérgico foram apresentados e discutidos nos eventos promovidos pela CETESB e apoiados pela APAS durante a Conferência do Clima, em Glasgow (COP26).
A renovação do Termo de Compromisso da Logística Reversa, entre CETESB e APAS, que traz segurança jurídica no cumprimento das ações previstas nas Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos também foi alvo da reunião e deve prosperar nos próximos anos com o trabalho que está sendo elaborado.
A CETESB também estará na APAS SHOW 2023 com o objetivo de conscientizar e divulgar a importância das ações de logística reversa do setor supermercadista. A conscientização da sociedade, por meio dos essenciais supermercados, também deve ter uma atenção especial através de ações setoriais em parceria com o poder público ao longo dos próximos anos.
Pela APAS estiveram presentes o Conselheiro e Líder do Comitê de ESG, Paulo Pompilio, os Executivos de Relações Institucionais, Rodrigo Marinheiro, e de Operações de Loja, Marcelo Domingos, o Consultor Ambiental, Thiago Pietrobon, e a Especialista em Responsabilidade Social e Ambiental, Kelly do Carmo. Participaram pela CETESB o Diretor-Presidente Thomaz Miazaki de Toledo, a Gerente de Mudanças Climáticas, Maria Fernanda Pelizzon Garcia, e a Gerente da Divisão de Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos, Lia Helena Monteiro de Lima Demange.
A Cetesb é a agência ambiental paulista responsável pelo desenvolvimento de ações de controle, licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades potencialmente poluidoras. Essas ações estão voltadas para a promoção, proteção e a recuperação da qualidade do ar, das águas e do solo. Está incluída no rol dos 16 Centros de referência da ONU para questões ambientais e coopera com 184 países no gerenciamento do ambiente, especialmente com a transferência de informações e tecnologia. É, também, uma das cinco instituições mundiais da Organização Mundial da Saúde que analisa a qualidade da água para o abastecimento e presta consultoria, dentro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, sobre resíduos perigosos na América Latina.