Pouco retorno em investimentos publicitários, insatisfação dos clientes, baixa lealdade dos consumidores e do retorno do capital investido são alguns dos fatores que levam o marketing à maior crise da sua história. A conclusão é de Alberto Cerqueira Lima, da Copernicus Marketing Consulting, durante palestra para supermercadistas realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS).
“O mercado enfrenta problemas sérios há cinco anos. O retorno em propaganda está entre 1 a 4%; a cada 100 produtos lançados, somente cinco permanecem no mercado e a satisfação dos clientes gira em torno da média de 70% a 79%, o que é medíocre na minha opinião”, explica Cerqueira.
Um dos grandes desafios atuais é o entendimento do target (público) e o posicionamento do produto. “Temos que entender que não vendemos, mas sim atendemos as necessidades dos clientes através de produtos e serviços lucrativos”, sinaliza.
Para ele, o que viabiliza o targeting é a segmentação multidimensional, procurando entender o que motiva o consumidor a comprar. “Ao realizarmos ações de marketing, devemos ter sempre como critério o retorno sobre o investimento e, para isso, é preciso entender melhor o consumidor na era digital”, explica.
