Pessoas felizes são mais eficientes e mais produtivas, garante Jenn Lim aos congressistas da APAS
Felicidade pode ser um modelo de negócios bem sucedido? Sim, afirma Jenn Lim, CEO e CHO da Delivering Happiness e consultora da Zappos, em palestra ministrada no 29º Congresso e Feira em Gestão de Supermercados da APAS, na tarde de quinta-feira (09). “Temos que focar na felicidade, porque o restante flui naturalmente. Funcionários felizes geram aumento de produtividade e de comprometimento”.
Jenn Lim discorreu sobre sua trajetória, explicando como decidiu focar sua vida em valores além do lucro e oferecer os melhores serviços que as pessoas possam receber. Ao contar o case da Zappo, uma gigante do setor de ecommerce e considerada uma empresa consciente e de sucesso,elencou algumas atitudes que devem ser seguidas por todos. “As pessoas esquecem o que você disse, o que você fez, mas nunca esquece como você os fez sentir. Quando uma cliente compra um sapato pela Zappo, na manhã seguinte ele está na porta da casa dela e este é um momento único pra ela”.
Os supermercadistas receberam importantes dicas para o sucesso nos negócios, por meio de felicidade sustentável: comprometimento, definir os valores chaves, transparência, visão para inspirar os funcionários, criar relacionamentos verdadeiros, prestar atenção no que estão ouvindo e construir a equipe certa.
Segundo ela, a prioridade número um precisa ser a cultura da empresa. Além disso, a equipe deve seguir valores básicos, como atender bem, criar diversão, emoção, ser flexível e aceitar que as pessoas são diferentes. “Se a sua cultura funciona bem, seus funcionários vão estar felizes, darão um bom atendimento e as pessoas ficarão felizes”.
Ao finalizar, elencou os três tipos de felicidade: prazer (bons momentos, amigos e família, por ex.), paixão (como você se engaja com as pessoas, no trabalho, em casa) e propósito (o que você faz para você mesmo). “Os lucros são necessários, mas os valores e o propósito maior da felicidade possibilitam sucesso em longo prazo”, concluiu.
