O comportamento do consumidor brasileiro está mais consciente. Em dois anos, o percentual de pessoas que utilizam sacolas reutilizáveis nas compras subiu de 5% para 17% em todo o Brasil. O Estado de São Paulo lidera o movimento sustentável: 90% dos clientes substituíram as sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados desde o dia 4 de abril.
Os números apontados são da pesquisa Consumo Consciente 2012 da Fecomércio-RJ/Ipsos. O estudo entrevistou mil consumidores de 70 cidades do país, incluindo nove regiões metropolitanas. Superando as expectativas, 17% dos entrevistados informaram que sempre usam sacolas ecológicas no lugar das descartáveis.
“A campanha paulista dá exemplo para todo o Brasil. Os números tendem a melhorar continuamente. Em breve, uma campanha nacional incentivará a prática em todo o país. O consumidor está mais consciente e atento à importância da preservação do meio ambiente”, afirma o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi. No estado paulista, a prática está em vigor desde o dia 4 de abril, seguindo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público de São Paulo, o Procon-SP e a APAS.
Educação ecológica
O percentual dos clientes que nunca usam sacolas ecológicas caiu de 84% em 2010 para 60% em 2012, enquanto os que usam ocasionalmente subiu de 11% em 2010 para 21% em 2012. Outro ponto positivo da pesquisa diz respeito ao hábito de separar o lixo dos brasileiros. A pesquisa mostrou que 49% dos entrevistados separam o lixo para reciclagem. O percentual era de 40% em 2007.
Para o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, a noção de ser ecologicamente correto está crescendo. “Esses hábitos levam tempo para maturar. Hoje, o brasileiro sabe que agir de forma ecologicamente correta vai além de poupar água ou energia. Falta essa percepção ser colocada realmente em prática, mas há avanços”, disse.
Fonte: Portal G1
