Após a queda registrada em agosto, a confiança do consumidor volta a subir na cidade de São Paulo. É o que mostra o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). Em setembro, o ICC marca alta de 1,3% ao passar de 156,3 pontos, em agosto, para 158,3. O indicador é medido em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e demonstra otimismo quando acima dos 100 pontos.
O Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), categoria que mede a percepção futura dos consumidores, subiu 1,4% na comparação entre agosto e setembro. Na categoria, destaca-se a assimetria verificada na percepção dos consumidores. Enquanto o público masculino mostrou queda de 0,8%, o feminino assinalou expansão de 4%. Já os consumidores com renda igual ou superior a 10 salários mínimos também indicaram grau elevado de otimismo com acréscimo de 7% no intervalo.
O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), que mede o grau de satisfação dos consumidores com o momento atual da economia, subiu 1% entre agosto e setembro, impulsionado pela elevação de confiança do público masculino (3,8%). Em contrapartida, os consumidores com renda igual ou superior a 10 salários mínimos indicaram uma percepção negativa ao assinalar queda de 2,4%. Nesta categoria, o público feminino também está menos otimista: entre agosto e setembro a retração foi de 1,7%.
Expectativa positiva
De acordo com a avaliação da Assessoria Técnica da Fecomercio-SP, a elevação do ICC em setembro ainda envolve incertezas devido ao momento de instabilidade em que o país se encontra. A expectativa de melhoria baseada no arrefecimento da inflação bem como as ações pontuais do governo federal para expandir o nível de atividade econômica, aliadas à segurança que o consumidor possui em termos de emprego e renda, devem continuar influenciando de maneira positiva a confiança dos paulistanos.
