Produtos de maior valor agregado passaram a fazer parte da lista de compras das classes D e E. É o que aponta estudo da LatinPanel, realizado em 8.200 lares brasileiros no primeiro semestre deste ano. De acordo com a pesquisa, todas as categorias de produtos tiveram alta no consumo. No setor alimentício, por exemplo, houve um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2008. A linha de produtos de limpeza aumentou 13%, de bebidas 8% e de higiene 6%.
Gilson Cantuário, gestor de Trade Marketing da Rede Biz – composta por 90 lojas filiadas do Triângulo Mineiro –, afirma que foi identificado um incremento na lista de compras dos consumidores. “Em alguns supermercados filiados de Uberlândia foi possível notar um aumento no consumo de produtos de valor agregado nas classes D e E, principalmente nas linhas de higiene e alimentação”, completa.
Algo que merece ser observado é que, em virtude da gripe suína, houve uma política social de permanecer mais em casa. “As pessoas passaram a ficar mais em casa e, consequentemente, passaram a consumir mais”, diz.
