A maioria dos consumidores que foi às compras no dia 4 de abril, na capital e em todo o interior paulista, levou sacolas reutilizáveis de casa. Além disso, muitos supermercados reforçaram o estoque de reutilizáveis e os operadores de caixa estiveram mais bem preparados para esclarecer dúvidas dos clientes. Mesmo não sendo mais obrigadas a disponibilizar uma opção gratuita, diversas redes de supermercados também ofereceram caixas de papelão.
O dia 4 de abril marcou a substituição de sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados do Estado de São Paulo. A decisão é fruto do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre a Associação Paulista de Supermercados (APAS), o Ministério Público Estadual e o Procon-SP. “O consumidor está mais preparado para a mudança de hábito”, afirma o presidente da APAS João Galassi.
Para os esquecidos, a distribuição de caixas de papelão tem sido farta, mas os supermercados irão disponibilizar em breve as sacolas “vai e vem”. Segundo o presidente João Galassi, assim que a Câmara Técnica do Procon concluir o formato da operação, a APAS irá instruir seus associados para a implantação do projeto. “O setor emprestaria para o consumidor e, ao devolver, ele teria o desconto na mercadoria ou a devolução do dinheiro”, explica Galassi.
