Os supermercados paulistas disponibilizam medidas sustentáveis para acondicionar os produtos. A partir de hoje (4 de abril), como prevê o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Estado de São Paulo, o Procon-SP e a Associação Paulista de Supermercados (APAS), nenhuma loja pode distribuir ou vender sacolas descartáveis.
“Estamos reeducando nossos consumidores para a prática. A mudança de comportamento também deve existir na gestão das lojas. A substituição das sacolas é o início de uma nova cultura”, disse o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi.
Além da utilização de sacolas ecológicas, a entidade incentiva o uso de caixas de papelão. “A APAS recomenda aos seus associados que continuem com a distribuição das caixas de papelão e que façam campanhas para informar a melhor forma de reutilizá-las no acondicionamento do lixo seco”, explicou Galassi.
Futurama dá o exemplo
Desde o dia 25 de janeiro, o Supermercado Futurama não distribui sacolas descartáveis. Mesmo com o novo prazo previsto no TAC, a rede optou por conscientizar seus clientes para o novo comportamento e oferecer caixas de papelão como alternativa gratuita para o transporte de mercadorias. “A rede cumpriu com o TAC integralmente. Com certeza os clientes estão prontos para a mudança”, ressaltou o presidente da APAS João Galassi durante visita na manhã desta quarta-feira (4 de abril).
Além de caixas de papelão disponíveis gratuitamente aos clientes, a rede de supermercados disponibilizou as ecobags econômicas a R$ 0,59. “A comunicação foi feita de forma ostensiva para que nenhum consumidor fosse surpreendido na hora das compras”, explicou Galassi.
Aceitação dos clientes
O gerente do Futurama da Lapa, Antônio Ferreira de Souza, ficou surpreso com a boa aceitação dos clientes. “No dia 25 de janeiro praticamente não tivemos reclamações com a substituição das sacolas. Os clientes estavam informados e nossos colaboradores treinados para sanar qualquer dúvida. Durante este período de adaptação do TAC apenas confirmamos o resultado positivo da iniciativa”, disse.
Para os clientes que esqueceram as sacolas reutilizáveis em casa e não optaram pelas caixas de papelão, a rede entregou gratuitamente as compras em domicílio. “O importante é que o cliente teve tempo de se conscientizar e entender a importância da mudança”, afirmou.
Legenda da foto acima: Presidente da APAS João Galassi e o gerente do Futurama Lapa Antônio Ferreira de Souza

