O aumento do salário mínimo e os bons índices econômicos levaram a classe C a puxar o consumo nos cinco primeiros meses deste ano. Segundo pesquisa da LatinPanel, as famílias dessa classe social (renda de até R$ 1.324,40) passaram a ir mais vezes a lojas e supermercados: o aumento foi de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Nas classes A e B, a freqüência cresceu 4% e, na D e E, só 2%.
Além disso, o segmento — que corresponde a 33% da população e a 35% do consumo — aumentou em 7% o seu gasto médio mensal, quando as demais classes registraram juntas crescimento de 6%. De acordo com a pesquisa, o brasileiro de baixa renda passou a encher o carrinho com itens pouco comuns na cesta básica, como bebidas à base de soja, iogurte, leite fermentado, molho pronto e cerveja.
Moradora do Centro do Rio, a dona-de-casa Genalva Maria da Silva, de 36 anos, tem o hábito de ir ao supermercado todos os dias com o filho Victor Luiz.
— Compro de acordo com as promoções. Pesquiso preços em vários locais. Por mês, gasto R$ 600 — disse Genalva, que tem três filhos.
Fonte: O Globo Online