O consumo de café gourmet cresceu 21,3% no ano passado. É o que revela pesquisa “Tendências de Consumo de Café” da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC). O estudo também mostra que o consumo de café fora de casa cresceu 307%, passando de 14% em 2003 para 57% em 2010.
Segundo a ABIC, o segmento de cafés finos e diferenciados, embora represente ainda a menor parte do consumo geral da bebida, cresce de 15% a 20% ao ano, e está sendo impulsionado principalmente pelas cafeterias e casas de café. Em 2010 o segmento gourmet correspondeu a algo em torno de 4% do mercado, ou 800 mil sacas, com uma participação entre 6% a 7% na receita, o que significa um volume de R$ 380 milhões.
Para Rodrigo Branco Peres, diretor do Café do Centro – torrefadora de grão gourmet – os resultados demonstram que o café gourmet deixou de ser um produto relacionado apenas à alta gastronomia e cafeterias. “Outros estabelecimentos como postos de gasolina, escritórios, consultórios e pequenos negócios, vêm adquirindo o hábito de servir apenas café gourmet. Além disso, o consumidor final está cada vez mais ávido por qualidade. Informações sobre a origem do café, como foi colhido, qual a variedade do grão, o sabor, o corpo e o nível de acidez, que antes eram pouco relevantes, se tornaram fundamentais para apoiar a decisão de compra.”
