Nos últimos dois meses, o aumento do preço do leite longa vida foi de 60% nos supermercados de São Paulo, motivo pelo qual fez alguns consumidores substituírem o produto por similares, incluindo leite em pó ou bebidas à base de soja. Como consequência, as vendas do leite longa vida caíram 10% no início do mês.
Para os supermercadistas, o aumento pode ser justificado pela queda na oferta do produto nas gôndolas, motivada por três razões: a entressafra do produto, já que com a seca o gado come menos e produz menos leite; a quebra de algumas empresas envasadoras de leite devido à crise econômica; e os problemas na cadeia produtiva. Já os produtores afirmam que os reajustes resultam da recuperação de margens, necessária para cobrir custos.
No entanto, essa situação é temporária e tende a se normalizar logo, conforme o presidente da APAS, João Sanzovo Neto. “Com a melhora das condições climáticas e o término da entressafra a partir de agosto, o preço do leite tende a recuar e os supermercados vão repassar a baixa dos preços aos consumidores”, afirma Sanzovo.
