O consumo interno de leite deve crescer cerca de 7% neste semestre em relação ao primeiro semestre de 2010e ano. De acordo com Rodrigo Padovani, analista de agronegócios da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), os brasileiros consumiram menos durante os primeiros seis meses do ano, e o País não conseguiu recuperar mercados para a exportação, após a crise do ano passado. A Faemg estima, ainda, que o preço pago ao produtor seja baixo neste mês, mas que deve melhorar em outubro.
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) informou que, mesmo com o clima seco em grande parte do Brasil em julho, a produção de leite aumentou e os preços recebidos por produtores em agosto voltaram a cair. De maio para cá, a queda acumulada é de 13,35%.
De acordo com o estudo do Cepea, de julho, o Índice de Captação de Leite do Cepea (Icap-Leite) registrou subiu de 5,44% frente a junho. No acumulado do ano, houve aumento de 5,2% na captação de leite, sobre igual período em 2009. O índice de julho também representou aumento de 10,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Fonte: Jornal DCI
