A melhora na perspectiva do emprego aumentou o otimismo dos consumidores brasileiros em março. É o que revela o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O indicador, calculado a cada três meses com base em resultados da pesquisa CNI/Ibope, atingiu 109,1 pontos em março, um recorde para o mês na série da CNI, iniciada em 1999.
O resultado foi o terceiro melhor já registrado, considerando os demais trimestres. O dado de março é 3,1% superior ao apurado em igual período do ano passado e 1,1% maior que o de dezembro de 2007. A CNI atribuiu o avanço do índice principalmente à redução do medo de perda do emprego, que atingiu no mês passado o menor índice da série. De acordo com a pesquisa, 43% dos entrevistados afirmaram não temer o desemprego e 37% dos consumidores apostam em melhoria dos ganhos mensais.
Por outro lado, os entrevistados se mostraram mais preocupados em relação ao comportamento dos preços a curto prazo. Entre as pessoas ouvidas, 55% disseram acreditar que a inflação subirá nos próximos seis meses, decorrente da alta dos preços, neste início de ano, sobretudo no grupo de alimentos e bebidas – itens pressionados por reajustes nos preços internacionais.
A pesquisa também revelou que a maior parte dos consumidores – 49% – disse que pretende manter o nível de consumo nos próximos três meses, e 24% pretendem comprar mais.