A 48ª Convenção ABRAS será realizada entre os dias 16 e 18 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). Com o tema Supermercados 360º – Uma visão estratégica para o consumidor, o evento reúne alguns dos principais líderes do varejo nacional para discutir temas que impactam no desempenho dos supermercados, tais como novas tecnologias, comportamento do consumidor, tendências, formatos de negócios, entre outros.
A programação inclui ciclo de debates e painéis com especialistas nacionais e internacionais. O quadro de palestrantes conta com renomados profissionais de nível mundial como Sucharita Mulpuru, conhecida especialista em varejo digital; John Mackey, co-CEO de uma das mais importantes redes de supermercados de produtos naturais e orgânicos, a Whole Foods; e Dom Sagolla, co-criador do Twitter.
Entre os palestrantes nacionais estão destacados dirigentes do setor de supermercados, como Ronaldo Labrudi, CEO do Grupo Pão de Açúcar, Guilherme Loureiro, CEO e presidente do Walmart Brasil, Charles Desmartis, CEO do Grupo Carrefour e Horst Paulmann – fundador/presidente do Grupo Cencosud, entre outros especialistas.
Participação de João Galassi
Um dos mais importantes debates da Convenção Nacional de Supermercados da Associação Brasileira de Supermercados se dará no Painel de Sustentabilidade: Geração de Riqueza Através dos Resíduos Sólidos, no qual o presidente da Conselho Deliberativo da APAS, João Galassi ,será moderador. O debate, que será realizado no dia 17 de setembro, às 11h, contará com a presença de especialistas internacionais, que abordarão os rumos da sustentabilidade no País, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Convidado pelo presidente da ABRAS, Fernando Yamada, para enriquecer o painel durante o evento, João Galassi elogiou o tema e agradeceu a oportunidade. “Trata-se de um tema atual, que também permeará as discussões no futuro, pois, cada vez mais conscientes, as empresas investem em ações sustentáveis e contabilizam benefícios para o meio ambiente. Sendo também um importante mecanismo de aumento do resultado do negócio, a partir de práticas que geram economia, que, inclusive, contam com a simpatia de muitos clientes”, afirmou.
Ainda em relação ao tema, o presidente da APAS lembra que, recentemente, a diretoria de Sustentabilidade da Associação lançou os Guias Práticos para Supermercados mais Sustentáveis – temas “Projeto, Construção e Reforma” e “Operação e Manutenção”, respectivamente, com o apoio das consultorias SustentaX e Eco Suporte. As obras são referência para o setor supermercadista, uma vez que promove a sustentabilidade em todas as etapas, a partir de práticas e dicas sustentáveis, que abordam temas como economia de água e energia, coleta seletiva de lixo e escolha de materiais mais ecológicos.
“Todas essas ações resultam em redução de custos, retorno financeiro, valorização da marca, criação de novos relacionamentos comerciais e conscientização”, explica o presidente da APAS.
Para mais informações sobre o evento, acesse o portal http://www.abras.com.br/convencao2014/br/eventos/convencao-abras.