Com o objetivo de evitar rupturas, manter a eficiência e explorar melhor o canal de abastecimento, a Coop – Cooperativa de Consumo acaba de negociar a locação de mais 5.500 m² de área de duas empresas de serviços em armazenamento. Com este novo espaço, o Centro de Distribuição passa a totalizar 22 mil m² de área útil para estocagem.
A atual instalação do CD concentra 60% do estoque de produtos do mix da Coop e sua tarefa vai além de abastecer diariamente as 28 unidades da rede, pois também é responsável pela gestão de estoque.
De acordo com o gerente da área Rogério Lopes, a ampliação da operação permite reduzir o número de cargas entregues pelos fornecedores diretamente nas unidades, desafogando a retaguarda em cada uma delas. Outra melhora está refere-se à aquisição de um equipamento chamado Sorter, que agilizará as operações no sistema de distribuição via cross docking – um tipo de esteira que faz a separação automática dos produtos dirigidos a cada unidade da rede. A capacidade atual de separação de 6 mil caixas/dia vai aumentar para 18 mil, sem possibilidade de erro quando o equipamento estiver a todo vapor nos próximos meses.
Com exceção de produtos regionais e de gêneros com curto prazo de validade, os estoques dos demais itens que compõem o mix da Coop ficam centralizados no CD. Inclusive carnes (de todos os tipos) e itens resfriados. De acordo com o gerente Rogério Lopes, essa retaguarda frigorífica passou a receber em junho mais 300 itens ao fechar parceria com o principal fornecedor do setor de perecíveis. O impacto de negociações desse porte reflete também em menor custo do produto.
“Como o gasto de transporte da indústria será menor, já que terá o CD como único endereço de entrega, Coop e fornecedor sentam-se à mesa para negociar melhor preço”, explica.