Com o objetivo de reforçar o comprometimento com a preservação do meio ambiente, a Coop – Cooperativa de Consumo, do ABC paulista, estendeu para 23 unidades de sua rede de distribuição a coleta seletiva de lixo à comunidade. O programa faz parte do Planeta Coop, núcleo que concentra as atividades socioambientais da cooperativa. As lojas contam agora com estações de reciclagem equipadas com três coletores, sendo dois para resíduos secos (papel, plástico, vidro e alumínio) e um para óleo de cozinha.
A estrutura das estações prioriza a sustentabilidade, uma vez que estas foram produzidas com placas e telhas de embalagens do tipo Tetra Pak recicladas. Segundo a varejista, a ampliação do projeto só foi possível graças à parceria com as empresas Tetra Pak e Bunge.
De acordo com a coordenadora do Planeta Coop, Camila Vieira, a ampliação da coleta seletiva é o início de uma serie de ações de educação ambiental programadas pela Coop para 2009. “O objetivo não é somente disponibilizar os pontos de coleta e, sim, estimular a consciência ambiental em nossos cooperados e na comunidade”, completa. Os resíduos secos depositados pela comunidade nas estações serão recolhidos por cooperativas de reciclagem da região onde cada unidade está localizada. Já o óleo de cozinha usado será retirado pelo Instituto Triângulo, ONG sediada em Santo André que o utilizará para a fabricação de sabão ecológico.