A quantidade de moeda circulante na região da Grande São Paulo e interior paulista vêm crescendo desde novembro de 2015, quando a Coop – Cooperativa de Consumo contratou a primeira máquina CataMoeda Prosegur para uma de suas lojas, em Santo André. A máquina trouxe para os clientes da cooperativa a possibilidade de trocar as moedas que estão estocadas em casa por vale-compra com bônus de 3% sobre o valor depositado para utilizar nas compras na mesma loja ou apenas trocar as moedas por notas.
Até fevereiro deste ano, outras sete lojas da Cooperativa receberam o CataMoeda Prosegur e, com elas, até 9 de março, mais de 620 mil moedas voltaram a circular.
O CataMoeda Prosegur oferece vantagens para os consumidores e para o estabelecimento: para o consumidor, é a oportunidade de trocar as moedas que estão estocadas em casa e, para o varejista, uma solução para gerar troco, já que a falta de moedas no mercado é um fator que impacta diretamente nos resultados do setor.
Segundo o Banco Central do Brasil, existem em circulação 23,8 bilhões de unidades de moedas, totalizando um valor de R$ 5,9 bilhões, o que corresponde a uma disponibilidade per capita de R$ 29 em moedas.
Além de aumentar a circulação de moedas no estabelecimento, o varejista que tem o CataMoeda Prosegur conta ainda com uma solução a mais para a gestão do numerário, uma vez que o equipamento pode ser usado nas funções de contagem e separação de moedas que são recebidas por todos os checkouts da loja e, posteriormente, encaminhados para a tesouraria do estabelecimento.
O equipamento ainda permite ao dono da loja acompanhar em tempo real os valores depositados, já que está conectado a um Painel de Controle on-line que reúne informações sobre as transações. Por meio dessa ferramenta, o estabelecimento é capaz de monitorar todos os depósitos realizados no equipamento, além de gerar gráficos e relatórios financeiros. A máquina tem capacidade de contabilizar 90 moedas por minuto, com separador automático em compartimentos de acordo com o valor.
A edição de janeiro/fevereiro da Revista Acontece abordou o tema. Confira: https://portalapas.vibezz.com.br/imagens/48AconteceApas.pdf.