Lançada há 20 meses pela Coop, a estratégia “Se liga na vermelhinha”, que concede preços diferenciados aos cooperados, proporcionou à rede a elevação da base ativa, além de maior fidelização.
Em janeiro de 2015, a média mensal de associação era de 900 e, em junho de 2016, o número pulou para 4.300, com um total de 44.771 novas associações. Mais de 60% desse volume indicou o preço exclusivo como fator decisivo para integrar o quadro de cooperados.
De acordo com Cláudia Costa, analista de Inteligência de Mercado, em 18 meses de operação, 408 mil cooperados já levaram para casa um ou mais itens de preço exclusivo e 47% desse volume acabou se tornando fiel à estratégia, inclusive com valor de tíquete médio superior àqueles que não compram produtos da promoção.
Outro benefício que a Coop obteve com a estratégia foi a possibilidade de monitorar mais de perto o perfil de consumo de cada um e, assim, criar campanhas mais direcionadas e personalizadas. Isso porque, na hora de passar pelo checkout, é necessário identificar-se com o número do CPF ou de cooperado para ter direito à promoção de preço exclusivo.
“A estratégia Se liga na vermelhinha está sendo bastante positiva, pois além de fortalecer a imagem da Coop, conseguimos atrair novos cooperados e com o aumento das vendas identificadas, aperfeiçoamos também nossas campanhas de relacionamento”, acrescenta Cláudia Costa.
Diante do sucesso da iniciativa, a Cooperativa parte agora para nova fase, que é avaliar a operação para aumentar a quantidade de itens, que, hoje, está estampada em 40% do total de produtos divulgados em todos os tabloides da Coop.
São itens de todas as categorias, inclusive de eletro, têxtil e drogaria. Esta última, porém, restrita a produtos de higiene e dermocosméticos.
“Mesmo assim, os cooperados não saem perdendo, pois muitos laboratórios farmacêuticos oferecem programas com descontos especiais em suas linhas de medicamentos de alto custo”, conclui.