A ONU consagrou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. A Coop (Cooperativa de Consumo) comemorou a data no primeiro sábado de julho (7 de julho) com algumas ações. Os aparelhos de TV do setor de eletro, o portal da Coop (www.portalcoop.com.br) e as redes sociais veicularam um filme com o verdadeiro princípio do cooperativismo – a união – representada por várias mãos que, juntas, trabalham, cuidam, pedem, ajudam, cumprimentam e constroem um mundo melhor.
Além do filme, houve apresentação da Banda Lira de Santo André na unidade Perimetral (rua Gertrudes de Lima, nº 658) e da Banda Lyra de Mauá na unidade localizada na Avenida Barão de Mauá. Já os moradores de Tatuí participaram da Blitz da Saúde Mexa-se. No período das 8h às 14 horas houve uma tenda montada na Praça da Matriz e o público pôde fazer exames gratuitos de glicemia, aferição de pressão, IMC (índice de massa corpórea) e receber orientações nutricional e física.
Doutrina no mundo
O cooperativismo está presente no mundo inteiro, gerando soluções e benefícios para mais 800 milhões de pessoas. Sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico na redução da pobreza, geração de emprego e integração social foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas, que declarou 2012 como o Ano Internacional do Cooperativismo.
O cooperativismo mundial agrega hoje, direta ou indiretamente, 4,5 bilhões de pessoas. Ele nasceu com a Revolução Industrial, em 1844, quando operários tecelões de Rochdale, cidade da grande Machester, na Inglaterra, uniram-se para descobrir um meio de fugir à ameaça iminente da miséria. Assim, fundaram a primeira cooperativa de consumo.
São Paulo soma 932 cooperativas divididas entre 10 ramos de atuação. Elas empregam 48.505 funcionários e agregam 3,3 milhões de cooperados. No Brasil, são 6.586 sociedades, que reúnem 10 milhões de cooperados e quase 300 mil empregados.
