Detentora de 7,1% do mercado varejista de São Vicente, a Coop – Cooperativa de Consumo ampliou o mix de eletro/eletrônicos e alterou o layout de sua loja a fim de elevar a distribuição desses produtos em torno de 30% nos próximos meses. Hoje o mix de eletro/eletrônicos da unidade Jacob Emerick (São Vicente) envolve mais de mil itens e um dos grandes diferenciais da cooperativa é a forma de pagamento dos produtos.
Conforme a rede, várias outras ações serão implementadas nos próximos meses em virtude do potencial da região. “Hoje possuímos cerca de 29 mil cooperados, que correspondem a 31% da população da região, e por isso estamos intensificando também nossas campanhas de relacionamento”, explica Sidneia Abranches Mauricio, analista de marketing da empresa.
As campanhas de relacionamento são uma importante ferramenta de valorização da fidelidade dos cooperados ao oferecer brindes ou descontos especiais na aquisição de determinados produtos. “Cerca de 10 mil pessoas em São Vicente serão contempladas com as campanhas”, ressalta Sidneia.
Para se ter ideia dos resultados positivos das campanhas de relacionamento, em 2010 a Coop obteve R$ 38 milhões de incremento no faturamento – 2,5% do faturamento total – ao executar 149 campanhas, segmentadas por valor e comportamento, que geraram 2,34 milhões de interações. Em 2009, o incremento foi de R$ 21,5 milhões, com 69 campanhas orientadas pelo conhecimento da base de clientes, e 1,77 milhão de interações.
