A Cooperativa de Consumo (Coop) destinará, neste ano, verba de até R$ 300 mil a 17 entidades beneficentes, valor liberado pelos cooperados na Assembleia Geral Ordinária realizada em março. Em 2011, o programa de assistência às instituições completa uma década, já tendo atendido mais de 130 instituições sociais e destinados recursos na ordem de R$ 3 milhões.
O programa beneficia idosos, crianças e portadores de diversas doenças das cidades onde a Coop atua. Boa parte da verba doada é utilizada na melhoria da infraestrutura das instituições para garantir melhor qualidade de vida aos assistidos. Ao longo desse período, a Coop já ajudou na construção de banheiros, cozinhas, quadras esportivas, muros e telhados, além de outras ações que beneficiaram toda a comunidade.
Entre as 17 instituições previstas para esta edição está a Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Mauá. Ela atende cerca de 50 pacientes e fornece medicamentos, fraldas, cesta básica, vale-transporte e alimentos indicados para o tratamento. Outra instituição a ser contemplada é o Lar da Criança Emmanuel, de São Bernardo do Campo, que dá assistência a 300 crianças carentes, de 1 a 5 anos, em regime de creche, além de outras – entre 6 e 14 anos – que participam de atividades de capoeira, xadrez, oficina de reciclagem e leitura.
