A Coop – Cooperativa de Consumo encerrou o ano de 2009 com um crescimento nominal de 13%, no conceito “todas as lojas”, índice superior aos 11% estimados pela Abras – Associação Brasileira de Supermercados. O faturamento bruto foi de R$ 1,36 bilhão. Em 2010, a previsão é mais promissora: a cooperativa espera crescer 17,2% e fechar o ano com fornecimento de R$ 1,60 bilhão.
Segundo o presidente da Coop, Antonio José Monte, 2009 foi excelente para o comércio varejista, já que o consumidor cortou gastos supérfluos e passou a se abastecer com maior freqüência nos supermercados. “Não se pode esquecer que o varejo brasileiro foi beneficiado pelo crescimento real do salário, maior índice de carteiras assinadas e continuidade da facilidade na obtenção de crédito”, explica.
Segundo a empresa, o bom desempenho no ano passado está atrelado a aspectos como a ampliação da rede – foram abertas três lojas em São José dos Campos e em Santo André – administração eficiente e novas ferramentas estratégicas para ampliar o relacionamento com os cooperados. O programa Gestão de Cooperados, elaborado em parceria com a consultoria Peppers & Rogers, por exemplo, realizou 79 campanhas de relacionamento em 2009 e envolveu mais de 1,6 milhão de cooperados.
1ª inauguração do ano
A Coop inaugurou, no dia 28 de janeiro, a sua 30ª unidade de distribuição e a 13ª na cidade de Santo André, no ABC Paulista. Desta vez localizada no bairro Vila América, a loja tem 1,1 mil metros quadrados de área de vendas, oito checkouts, estacionamento com 26 vagas para veículos, mix de 15 mil itens e 48 colaboradores. No local também há uma drogaria, instalada em área anexa de 100 metros quadrados.
De acordo com a empresa, o investimento girou em torno de R$ 3 milhões. Este ano está prevista a abertura de mais cinco unidades – a próxima deverá ser inaugurada ainda no primeiro semestre em Mauá, que receberá também a nova central de panificação da Coop.


