Engajada na Lei do Aprendiz, que determina a contratação de menores como incentivo ao primeiro emprego, a Cooperativa de Consumo (Coop) conta hoje com 72 jovens, entre 16 e 17 anos, desempenhando diversas funções em setores no centro administrativo, em Santo André (ABC paulista), e nas unidades da rede em geral. Outros 143 já garantiram o mesmo espaço desde 2003, quando a cooperativa iniciou esse trabalho junto ao programa do menor aprendiz.
Segundo Lúcio Rodrigues, analista de Recursos Humanos, os aprendizes geralmente apresentam uma visão inovadora, são rápidos no aprendizado e têm vasto conhecimento das modernas tecnologias, o que explica o alto índice de efetivação desses jovens.
Toda a força de trabalho é recrutada em entidades formadoras, como a Casa Lions da Adolescente de Santo André (Clasa), o Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro Piero Pollone (Camp), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que trabalham na capacitação profissional dos jovens e na sua inserção no mercado formal de trabalho.
