Após investir em treinamentos, softwares especializados e na ampliação do número de gerenciadores por categoria, a Coop – Cooperativa de Consumo obteve bons resultados na utilização desta ferramenta de gestão aplicada no varejo, o que tem possibilitado o aumento na distribuição de alguns produtos. Hoje a cooperativa gerencia 18 categorias e a previsão é estender a outras 25 até junho de 2009.
O Gerenciamento por Categorias (GC) trabalha as informações fornecidas por fabricantes e obtidas internamente, tendo em vista o comportamento de compra dos consumidores nos pontos-de-venda. Com isso, adequa de forma estratégica a exposição de alguns produtos nas gôndolas dos supermercados.
De acordo com a coordenadora da área de GC da rede, Sandra Lobato, a ferramenta proporciona um giro mais rápido de produtos e, conseqüentemente, redução de estoque e aumento no fornecimento. “Dessa maneira, o cooperado é beneficiado diretamente por encontrar mais facilmente o produto que deseja, seja por marca, versão ou preço”, completa.
Um exemplo de sucesso no GC é a categoria de fraldas descartáveis. Até o mês de maio deste ano, o produto era exposto por marca, porém, após alguns estudos, a exposição passou a ser por tamanhos e versões. Em apenas três meses – de junho a agosto – houve um crescimento de 10% no volume e 14% em valor, em comparação ao mesmo período de 2007.