Seguindo o compromisso social, propósitos e atributos, definidos no mês de outubro com a revitalização de sua marca, a Coop (rede de varejo colaborativo) acaba de lançar a plataforma de sustentabilidade Coop Faz Bem.
Este programa centraliza todas as ações sociais, voltadas para o planeta, educação, comunidade e às pessoas. “A assinatura Coop Faz Bem está atrelada ao C de Consciência e ligada diretamente ao nosso propósito Cooperar Faz Bem”, destaca Luciana Benteo, coordenadora da área de Responsabilidade Social. Ela acrescenta que a plataforma de responsabilidade social é um serviço que ilustra e reforça a nova estratégia de marca e vem materializar a promessa de que cooperar transforma.
A estrutura da plataforma está dividida em quatro pilares: Coop Faz Bem pra você – concentra todos os temas, ações e programas relacionados ao bem-estar dos cooperados e colaboradores. Entre elas está a Blitz da Saúde (ações gratuitas realizadas nos supermercados e drogarias Coop, envolvendo aferição de pressão arterial, glicemia e IMC – índice de massa corpórea, além de orientações e dicas de saúde) e o Programa de Saúde e Qualidade de Vida (atividades físicas gratuitas dirigidas aos cooperados e realizadas em suas lojas).
Coop Faz Bem pra comunidade – abrange tudo o que a área promove para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde a marca está instalada. Programa de Benefício às Entidades e Troco do Bem (centavos de troco doados por cooperados e clientes e repassados integralmente à Federação das APAEs).
Coop Faz Bem pro planeta – envolve assuntos relacionados à consciência ambiental, como pontos de coleta de medicamentos vencidos e de óleo de cozinha usado, além de ações internas educativas para o consumo consciente. E por último, o Coop Faz Bem pra Educação – integra assuntos relacionados à promoção da educação das comunidades e o público interno. Compõem esse pilar o programa Escola vai à Coop e ações de treinamento dos colaboradores, por exemplo.
Atualmente, a Coop é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, possui mais de 850 mil cooperados ativos, cerca de 6 mil colaboradores diretos e 92 unidades de varejo, divididas em 32 lojas de supermercados, sendo 24 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 57 drogarias.
Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios a seus cooperados e à comunidade.