A Coop, maior cooperativa de consumo da América Latina, vai comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, festejado mundialmente em 5 de julho, com uma ação especial em seus 34 pontos de atuação no Grande ABC e interior de São Paulo.
Quem passar pelos checkouts das 28 lojas ou nos postos de combustíveis e drogarias externas vai receber um marcador de texto, contendo uma fita com a seguinte mensagem: Planeta Coop – Cooperar faz nosso mundo girar. A proposta da ação é propagar a cooperação e convidar o cooperado e visitante a fazer o mesmo, seja colocando a fitinha no pulso, no chaveiro, no retrovisor do carro ou dando de presente a alguém.
Luciana Benteo, responsável pelo Planeta Coop – núcleo socioambiental – acredita que serão distribuídos 35 mil fitinhas e marcadores de texto, que simbolizam o desejo da Coop por um mundo melhor, baseado na igualdade, responsabilidade social e ajuda mútua. Valores que norteiam a doutrina cooperativista desde sua origem.
Para as comemorações deste ano, o tema abordado pela Aliança Cooperativa Internacional – Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos – foca justamente o sétimo princípio cooperativista: o interesse pela comunidade.
Dentro desse princípio, a Coop oferece aos cooperados e à comunidade benefícios, como ciclo de palestras e cursos gratuitos; programa voltado aos alunos da Educação Fundamental que orienta sobre consumo consciente, sustentabilidade e noções sobre cooperativismo; auxílio a diversas entidades beneficentes; programas de qualidade de vida e bem-estar.
Sobre a Coop
Prestes a completar 60 anos de fundação, a Coop figura na 13ª posição do ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), possui cerca de 5,9 mil colaboradores diretos, 28 unidades de distribuição na Grande ABC, Piracicaba, São José dos Campos, Sorocaba e Tatuí, além de três postos de combustíveis e três drogarias externas. Em 2013, a Cooperativa fechou o exercício com fornecimento bruto de R$ 1,96 bilhão e, para este ano, foram anunciados investimentos da ordem de R$ 123,5 milhões.