A Coop – Cooperativa de Consumo segue a tendência do mercado para o investimento maciço nos produtos de marcas próprias, que, em 2012, movimentaram cerca de R$ 2,8 bilhões em faturamento no mercado brasileiro – volume 8% superior ao ano anterior. Neste contexto, a Coop ajusta o conceito das marcas atuais, como por exemplo as “Marcas da Família”, que ultrapassam atualmente o número de 800 itens divididos entre as marcas Coop Plus, Delícias da Coop e Exclusividades Coop.
Para tal, a empresa realiza uma reformação, cujo início se dá com a contratação de uma nova colaboradora com foco na gestão da qualidade, garantindo assim que todos os produtos com a marca Coop tenham qualidade igual ou superior às principais marcas por categoria. Atualmente, a participação das Marcas da Família no fornecimento geral da Coop é de 7,46%. “É um passo muito importante para o projeto”, afirma a gerente comercial e de marcas próprias e exclusivas Marta Lúcia Borges.
Parte desse trabalho de gestão da qualidade contará com o suporte de laboratórios credenciados no mercado (Bureau Veritas, SGS, entre outros), que estarão encarregados de efetuar testes de desempenho de produtos, bem como auditorias de fábrica nos fornecedores de marcas próprias. Paralelamente, será formado um grupo de colaboradores internos, que, credenciados, irão testar sensorialmente os novos lançamentos de produtos de gênero alimentício.
A Cooperativa realizará também pesquisas qualitativa e quantitativa para descobrir os anseios e percepções dos cooperados e colaboradores em relação às marcas próprias. “A partir dos resultados desse trabalho, obtidos na fonte, vamos avaliar a nossa atual arquitetura de marcas e analisar se está coerente com a visão do nosso público”, antecipa Marta Lúcia Borges. “Os frutos deste projeto deverão ser colhidos entre seis meses e um ano”, conclui.
Sobre a Coop
A Cooperativa de Consumo, que conta com mais de 1,6 milhão de cooperados, possui 28 unidades de distribuição no ABC Paulista, São José dos Campos, Piracicaba, Sorocaba e Tatuí, dois postos de combustíveis, duas drogarias externas, cartão Private Label Coop Fácil em parceria com o Banco Bradesco, além de uma linha de produtos de fabricação própria e marcas exclusivas, por fazer parte da Rede Brasil de Supermercados (RBS).