Com a mudança do comportamento do consumidor brasileiro, que está cada vez mais preocupado com a beleza, a Cooperativa de Consumo (Coop) tem visto nesse segmento uma oportunidade para investir na exposição e ampliação do mix de produtos ligados à higiene e perfumaria. Hoje, a categoria representa 9% do faturamento bruto da rede.
Segundo a cooperativa, a estratégia tem proporcionado bons resultados. Atualmente a rede trabalha com cerca de 90 fornecedores e três mil itens, como papel higiênico, sabonete, xampu, creme dental e artigos de beleza.
De acordo com Edna Figueiredo, gerenciadora de produto da Coop, a mulher tem maior poder aquisitivo e o segmento de higiene e perfumaria é um dos que apresenta mais lançamentos. “As tinturas de cabelo, por exemplo, disponibilizam mais de 400 cores, e como as embalagens são autoexplicativas, o público feminino pode utilizá-las sem ir ao cabeleireiro. No primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2009, o fornecimento cresceu em torno de 40%”, explica.
Para aproveitar o crescimento da categoria, a empresa também alterou a exposição desses produtos. Nove lojas piloto estão com novo layout e gôndolas mais baixas a fim de facilitar o processo de compra por parte do cooperado. A mudança será estendida para toda a rede posteriormente, conforme Edna.
