A Coop – Cooperativa de Consumo teve a certificação OHSAS 1.800 revalidada pela Fundação Vanzolini – um investimento que já completa 10 anos, e se caracteriza pela gestão pautada na melhoria contínua da política de saúde e segurança no trabalho, garantindo eficiência a todos os processos internos.
O OHSAS (Occupational Health and Safety Assessments Series) é uma norma britânica aplicada em diversos países que visa proteger e assegurar que os colaboradores de uma organização tenham um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Para garantir que a Coop segue à risca os procedimentos requeridos pela norma, profissionais da Fundação Vanzolini passaram dois dias monitorando inúmeros requisitos, entre eles, a identificação de perigos, a avaliação dos riscos e o controle de documentos nas três unidades auditadas. Além disso, focaram na investigação de motivos que podem vir a ser causas de acidentes no ambiente de trabalho.
Apesar de a certificação abranger apenas três unidades, as demais também saem ganhando. Como os processos são sistematizados, as práticas servem de modelo para toda a Cooperativa. “Ao trocar as máquinas fatiadeiras dos perecíveis por modelos mais seguros na unidade Joana Angélica, fizemos o mesmo em todas as lojas da rede”, exemplifica Marcio Valle.
Atualmente, a Coop conta com 5,5 mil colaboradores diretos; 29 unidades de distribuição – 21 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí –; além de três postos de combustíveis e 11 drogarias de rua.