Além do sentimento patriota em torcer pela Seleção Brasileira, os supermercadistas têm um motivo a mais para vislumbrar gols do Neymar: Quanto mais longe for o Brasil, maior será o período para faturar com os produtos que devem estar entre os preferidos dos consumidores. A Coop – Cooperativa de Consumo, por exemplo, projeta um crescimento aproximado de 30% na comercialização de cervejas, 20% de refrigerantes e de 15 a 20% quando falamos de salgadinhos e pipocas.
Para garantir o perfeito abastecimento dos produtos, todas as unidades da Coop reforçaram os estoques em vários setores, inclusive nos açougues, haja vista a previsão de uma oferta 20% superior para vários tipos de carne. O inverno também será um aliado no aumento das vendas de alguns produtos, como o vinho, por exemplo.
“Para queijos seremos um pouco mais conservadores, pois acreditamos que o crescimento seja em torno de 15%. Não devido apenas à Copa, e sim às ações que estão planejadas para a estação do inverno. Inclusive, pode ser que haja uma migração desses produtos (queijos e vinhos) para salgadinhos, pipocas, cervejas e refrigerantes, produtos que são normalmente mais consumidos durante este tipo de evento”, explica a gerenciadora da categoria, Patrícia Souza.
O Extra espera alavancar as vendas de TVs, bebidas, snacks, itens para churrasco, entre outros produtos nos meses de junho e julho. No caso das cervejas, a expectativa é que as vendas cresçam 40%, enquanto que os refrigerantes devem registrar aumento de 20%.
Segunda a rede, pipocas, snacks e itens para churrasco também devem participar da festa. Ainda em relação aos produtos citados, uma das apostas do Extra está relacionada às TVs de tela grande e com novas tecnologias, como as Smart TVs com wi-fi integrado. Para ser ter uma ideia, se contabilizado apenas o primeiro bimestre de 2014, o volume dos itens vendidos com esse tipo de tecnologia cresceram 150% ante o mesmo período do ano passado.