A Copa do Mundo está trazendo bons resultados às redes de supermercados. Na véspera do primeiro jogo do Brasil, por exemplo, o Walmart Brasil registrou uma alta superior a 50% nas vendas de carnes para churrasco em relação a um dia considerado “normal”. O resultado, inclusive, superou a expectativa da empresa para o período do evento.
Já a categoria de salgadinhos apresentou um pico de vendas no dia da abertura da Copa, 12 de junho. O Walmart registrou desempenho 70% acima na comparação a um dia sem jogo. “Nós acreditamos que este desempenho de vendas deve se repetir em todos os jogos do Brasil, já que a grande festa vai acontecer na casa do brasileiro”, explicou o vice-presidente comercial da rede, Cesar Cinelli.
A expectativa é que a venda de alguns produtos seja impulsionada durante o mês da realização do evento, como por exemplo, as cerveja, cuja expectativa gira em torno de 30% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Em seguida estão os itens para acompanhar os jogos, tais como pipoca, salgadinhos, comidas rápidas e congeladas. Nessas categorias, a expectativa é de um salto de 25%. O aumento das vendas de carnes para churrasco deve ficar em torno de 20% ante mesmo período passado.
Nas redes Pão de Açúcar e Extra a história não foi diferente, uma vez que a venda de cerveja, refrigerantes e sucos cresceu 200% no primeiro dia do Mundial em relação à quinta-feira anterior ao jogo. Segundo o GPA, as lojas receberam um “fluxo intenso de clientes desde a abertura das lojas até minutos antes do inicio do jogo” entre Brasil e Croácia. Os super e hipermercados do Grupo também tiveram alta nas vendas de snacks e salgadinhos (20%), além de carnes para churrasco (40%).
Pesquisa APAS
No primeiro dia da Feira APAS 2014, a Associação Paulista de Supermercados apresentou uma pesquisa inédita sobre o panorama macroeconômico do setor supermercadista e as tendências do consumidor brasileiro. O estudo, elaborado em parceria com a Nielsen e Kantar Worldpanel, apontou que a renda vai continuar ditando o consumo no Brasil, mas na outra ponta da balança, a inflação deve pautar o comportamento na hora da compra.
A Copa do Mundo, por sua vez, será a grande oportunidade do setor varejista, que tem uma projeção de faturamento de R$ 92 bilhões em 2014 só no estado de São Paulo. “A Pesquisa é mais um benefício ao associado, pois dá base e subsídios para a estratégia do negócio. É uma oportunidade do supermercadista posicionar suas ações, principalmente levando-se em consideração o período da Copa do Mundo, que promete ser positivo para o nosso setor”, afirmou na ocasião o presidente da APAS, João Galassi.
O otimismo da cadeia supermercadista relacionado ao fator Copa do Mundo é embasado pelos indicadores da Pesquisa, que mostram crescimento das principais categorias de produtos de impacto durante o torneio nos últimos dois anos, como por exemplo, água mineral, bolachas, café em pó, cerveja, chocolate, drops, caramelos e pastilhas, gomas de mascar, industrializados de carnes, refrigerante, salgadinho, sobremesas prontas, suco em pó, sucos concentrados e sucos prontos.
Em 2012, os itens citados acima apresentaram crescimento de 1,4%; ante 2% em 2013. Os números da Pesquisa apontam ainda que 63% dos brasileiros declararam que consomem algo enquanto assistem esportes na TV. O estudo dá conta de que um lar “fã de futebol” consome, em média, 20% a mais de cerveja, por ano, que um desinteressado nessa modalidade esportiva.
Também é esperado que o consumo de certos produtos aumente significativamente, com destaque ao segmento de bebidas. Na última Copa do Mundo, por exemplo, o consumo de cerveja cresceu 15%, gerando um faturamento de R$ 970 milhões. Em 2014, o consumo deve saltar para 37%. Por este motivo, é esperado um volume de vendas na ordem de R$ 1,8 bilhão no período do evento.
A análise também pautou o comportamento do consumidor no momento dos jogos e notou que 70% preferem ver as partidas acompanhados, 56% em casa e 88% come e bebe na ocasião. O principal produto a ser consumido é o churrasco; entre as bebidas, mulheres optam por refrigerantes e homens pela cerveja.
“Estamos alertando todo o setor sobre essas demandas, pois já sabemos as categorias que mais crescem e o volume de venda que será acrescentado”, complementou Galassi.
Clique aqui e leia na íntegra a Pesquisa APAS – Tendências do Consumidor.
Fonte: Assessoria de imprensa e Supermercado Moderno